quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estamos aqui e vocês tem que nos respeitar!

Bom, depois de vermos toda a situação de forma resumida nos 3 posts anteriores, é hora de agira. Mas como fazê-lo?

Estes protestos começaram pequenos, e foram ganhando força graças a incapacidade dos governos lidarem com tal situação.Hoje é um movimento nacional, e muitos que viveram os grandes movimentos nacionais (Golpe militar, Diretas Já, Fora Collor) dizem que nunca viram nada parecido. Os que criaram este movimento, não tinham a intenção e a visão do que estavam criando, e portanto, não sabem direito ainda como lidar com um movimento deste tamanho. 

As reivindicações, que antes era só o preço da passagem, viraram todas as necessidades do país.Tudo que não nos foi dados nos últimos 500 anos foi despejado como necessidades essenciais (e são), porém não se muda um país de 190 milhões de habitantes de uma hora para a outra. 

Sabemos que é um movimento popular, sem vínculo nenhum com partido (e até acho que deve continuar desta forma, rechaçando qualquer tentativa de siglas se infiltrarem nas manifestações), porém precisamos o mínimo de organização. Isso pode ser feito em poucos passos, e cada cidade pode definir suas demandas locais e o movimento nacional definir suas principais metas.

Primeiro: Precisamos lembrar que é um movimento com objetivo de mostrar para os políticos que o poder é nosso. Nosso objetivo não é prejudicar a vida de ninguém, não é atrapalhar o senhor que só quer voltar para casa depois de um dia de trabalho. Ou enfrentar as forças policiais, ou enfrentar o poder estabelecido. Portanto as manifestações PRECISAM ser pacíficas, com objetivos e trajetos determinados, respeitando a ordem. Aquela cena dos manifestantes no teto do Congresso é fantástica. Mostra que tomamos o poder de volta, sem precisar quebrar nada. Desta forma a tomada de poder é legítima e não é passível de repreensão. 

Ah, mas tem gente infiltrada que provoca quebra quebra. Sim, e isso sempre vai existir, afinal são manifestações com milhares de pessoas, impossível controlar. O importante é que a GRANDE MAIORIA se mantenha firme no propósito. Se começar baderna, abandone o grupo que está fazendo a baderna, e junte-se aos que não estão fazendo. Assim, fica fácil para a polícia identificar quem é quem na bagunça.

Segundo: Precisamos determinar quais são nossas reivindicações e elencá-las, para que os políticos saibam o que queremos. O grupo Anonymous BR elencou 5 prioridades para o movimento. Pode ver neste link: 5 Causas Anonymous BR ... Assim fica mais simples nos expressarmos, e podemos definir metas, e o movimento não enfraquece.

Terceiro: Precisamos manter o apoio popular. A internet foi a principal causa disto acontecer. Porém, é pouco. Precisamos o apoio da população "offline" por isso fale com amigos, com vizinhos, discuta o assunto. Esta semana vi no restaurante pessoas discutindo política, ou seja, já temos um start, agora é só nos engajarmos.

Vivemos certamente um momento histórico no Brasil. Pela primeira vez em anos vejo a chama da esperança nas pessoas. Não podemos deixar isto morrer. Veja na sua cidade quando vão ocorrer manifestações, vá para a rua, participe, divulgue. Esta oportunidade é única, e não podemos deixar passar.

 #Vemprarua

Nenhum comentário:

Postar um comentário