quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como tudo começou!

Os protestos dos últimos dias fizeram que eu revivesse este blog. Neste espaço espero nos próximos dias poder ajudar a entender um pouco do que está acontecendo no Brasil, trocar idéias e fazer algo para que estes protestos não acabem dando em nada.

Feita esta pequena introdução, vamos ao que interessa!

Como tudo começou.

Para começar, é necessário se observar alguns fatos históricos. Isto tudo começou lá em 2002, com a Carta aos Brasileiros, texto assinado pelo então candidato a presidência da república Lula. Este texto foi mais do que uma simples declaração que ele e o PT respeitariam contratos nacionais e internacionais. Esta foi, simbolicamente, a saída do PT da esquerda para a direita. Neste texto histórico, Lula deixava oficialmente de REPRESENTAR o povo, com o objetivo único de chegar ao poder.

Historicamente, a esquerda (oposição), quando toma o poder não sabe o que fazer. Notam que, os que o apoiaram a chegar no poder, cobram a conta. E, se não pagarem a conta, não terão tempo nem de esquentar a cadeira de situação. Para isso, começam a criar artifícios, normalmente ilícitos, de manter o apoio dos que os colocaram lá. É fácil, é só dar uma pesquisada na história mundial os casos de oposição ferrenha que de repente torna-se situação.

Para manter-se no poder, o PT precisou criar uma rede de aliados, que foram apoiando no mesmo ritmo que eram distribuídos cargos, favores e presentes. Assim, começaram cada vez mais pessoas dispostas a serem aliados do governo, DESDE QUE.... e este desde que começou a ficar caro, fazendo com que se criassem novas formas de PAGAR seus aliados. Assim surge o mensalão e outros esquemas que vimos serem desmascarados, mas como sempre, não acontecendo nada com os acusados, mesmo depois de julgados culpados.

Não chegando, foi necessário criar mais e mais ministérios, distribuindo mais e mais cargos para acolher os ditos aliados. Também foi necessário terminar com o que restava com a dignidade, tendo que apertar a mão de antigos inimigos em troca de apoio, como aconteceu com Sarney, Maluf e Collor.

Este esquema tomou proporções tão grandes que TODOS os aliados começaram a se achar no direito de fazer o que bem quiserem, e caso o governo tente vetar algo, são abertamente ameaçados, como aconteceu recentemente com a questão da cura gay, em que o Dep. Marco Feliciano, sem cerimônia nenhuma, disse que bancada irá se "rebelar" contra o governo caso este tente interferir na votação da proposta. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1297589-feliciano-nega-provocacao-as-manifestacoes-e-recomenda-juizo-a-maria-do-rosario.shtml

Isto, aos poucos, foi minando a confiança no governo, e embora, ainda haja apoio de boa parte da população (principalmente aqueles que são beneficiados por bolsas e benefícios, ou pessoas que estão acomodadas e apoiariam qualquer um que estivesse no poder), o surgimento da frase "FULANO NÃO ME REPRESENTA" é um símbolo do atual momento do poder no Brasil. NINGUÉM REPRESENTA NINGUÉM.

Por quê? Simples, porque para se manter no poder o PT pulverizou sua ideologia. Teve que agradar a todos, e quando se agrada a todos, não se agrada ninguém. É como se todo mundo ganhasse na loteria. Ninguém estaria satisfeito porque sonhava em ganhar muito e dividindo o prêmio entre muitos, acaba por ganhar nada.

E, antes que falem que sou anti-petista e esse monte de bobagens que analfabetos funcionais e puxa sacos de partido falam, também vou falar da oposição. Mas este é assunto para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário