domingo, 9 de janeiro de 2011

O Blefe

 

Gosto muito de poker e aprendi muito cedo que o poker é pra quem sabe, não pra quem quer. É necessário dedicação, estudo, e muita vocação para ser um grande jogador de poker. 

No poker, em outros jogos também, mas especialmente no poker, existe uma estratégia muito importante chamada Bluff, ou Blefe, para abrasileirar. Essa estratégia consiste em apostar muito, mesmo sem ter jogo bom, no intuito do adversário desistir, e você ficar com a quantia do pote. Essa jogada é uma arte, e não pode ser executada de qualquer forma, ou por qualquer jogador. Há de se observar algumas variáveis.

Primeiro, dificilmente você conseguirá blefar quando estiver jogando com mais de 1 ou 2 adversário. É mais fácil blefar contra bons jogadores. Maus jogadores se atiram em mãos ruins. Se há muito dinheiro envolvido, fica mais difícil, pois o risco compensa uma jogada arriscada.A capacidade de observar os adversários também é importante, ver que padrão de jogo executam. E talvez a mais importante das características necessárias para blefar, a imagem de jogador sólido. Se a mesa tiver a confiança que não blefas, certamente as chances de ter sucesso são grandes. Infelizmente, ou felizmente, não é todo jogador que observa essas regras antes de blefar. Assis não observou.

Haviam muitos jogadores. O Milan, o Grêmio, o Palmeiras, o Flamengo, a Imprensa, as Torcidas apaixonadas. Destes jogadores, a maioria joga com o coração. Torce. Muitas vezes entra no jogo sem saber o risco que está correndo. Além, é muito dinheiro envolvido. Aliás, dinheiro demais levando em consideração a realidade do futebol brasileiro. É muito dinheiro até em relação ao futebol mundial. Assis também superestimou a sua capacidade de conhecer os jogadores. Achou que sabia demais. Que podia demais. Também sua imagem como negociador, não é e nunca foi boa. Sua reputação é péssima no mundo dos negócios. Só sobrevive como empresário porque tem um produto que já foi espetacular, hoje é mediocre.

Mesmo assim o Sr. Roberto de Assis Moreira quis blefar. Até começou bem, mas como todo mau jogador, exagerou no blefe. E o pior de tudo, os jogadores se retiraram 1 a 1, restando apenas 1. Este que restou, era justamente o que ele não queria. O único que tinha jogo. Os outros, jogadores experientes, que até certo ponto entraram sim, na história, começaram a ficar com um pé atrás, e devagar se retiraram. Perderam um pouco, mas ainda tinham fichas suficientes pra continuar no jogo. Já o Flamengo, desesperado e afundado em dívidas, quase rebaixado, com um treinador que DIZEM, gosta de um poker, uma Presidente inexperiente e precisando mostrar serviço, e alguns jogadores que vira e mexe estão em manchetes policiais, este continuou no jogo. Para desespero do Assis.

Assis virou chacota. Perdeu a pouca credibilidade que ainda tinha. Vai ter que deixar o Ronaldinho no Flamengo, equipe que não disputa nada importante esse ano. Vai ter que ver seu super-produto jogar a Copa do Brasil e a Sul Americana. Dificilmente disputará o título do Brasileirão. Provavelmente brigará para não cair. Virou piada entre os dirigentes brasileiros. Sem querer foi usado pelo Galliani, a quem publicamente admitiu ter tentado passar a perna, e culpou a imprensa pelo seu insucesso. E ainda vai ter que pagar uma parte do contrato fechado ao Grêmio, time que formou seu jogador.

Agora resta ao Sr. Assis, rezar para que o seu PRODUTO não se perca na bagunça do Flamengo. Torcer que o Ronaldinho, agora Carioca, não se perca na noite, e se transforme em um ex-atleta antes (dos 30 anos Corrigindo - 31 anos). Resta mudar o resto da família para Jurerê, para se esconder da vergonha que teria que encarar em Porto Alegre. É, Assis queria tudo, sem ter uma boa mão. Jogou mal, e perdeu muito.

4 comentários:

  1. Marco,

    Ronaldinho fará 31 anos em março.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  2. que encontre alguns travecos por lá também...

    ResponderExcluir
  3. Esta história do poker eu citei no twitter dias atrás, basta procurar nos meus twetts. Dei a você uma boa e 51 idéia. Hehehehehee


    Abraço. @rcopetti

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Hélio, está corrigido no post.
    Ao sr. @rcopetti, você verá nos meus textos que gosto relacionar aos assuntos que trato com histórias e exemplos. Quem joga poker, essa é uma relação que vem fácil a cabeça, então não necessariamente peguei a sua idéia, ou você acha que só você fez a óbvia relação entre o caso Ronaldinho e o Poker? Mas, se você acha que roubei a sua idéia, desculpe, e parabéns, realmente foi uma idéia fantástica.

    ResponderExcluir