sábado, 16 de janeiro de 2010

Mais civilizados????

Mais uma vez uma torcida de futebol da Itália é punida por racismo. A torcida da Juventus foi punida em 1 jogo, por manifestações racistas. Isso é o cúmulo.
Venho, desde que me conheço por gente, ouvindo manifestações das pessoas que voltam da europa, ou dos EUA, que são povos infinitamente mais civilizados que nós, brasileiros, estendendo as todos os latinos.
Lá não se joga papel no chão, se respeita os sinais de trânsito, tudo é limpo e organizado. Lá o sistema público funciona, a saúde é ótima, educação melhor ainda. Lá as pessoas se respeitam, e os crimes são punidos.
Sempre achei isso interessante, justificando pela cultura maior, educação mais forte, valores mais desenvolvidos.
Só tem um problema. As pessoas que viajam para a europa ficam em hotéis bons, bairros normalmente mais nobres, lugares turísticos. Normalmente que vai aos EUA não vai visitar as periferias. Os bairros dos latinos, dos negros, dos estrangeiros sem green card. Quem vai a Europa não vai visitar os bairros pobres de Paris, ou a periferia de Londres. Os turistas vão ao Louvre, vão conhecer palácios, museus, teatros.
Normalmente essas pessoas não se interessam em ler o que acontece em cada país... Greves, atos de vandalismo, racismo são crescentes na europa. Os europeus, em sua maioria ainda não conseguiram libertar-se do preconceito ariano, preconceito esse que faz muitas vítimas nesses países. Preconceito esse que continua criando grupos de marginais, que escondidos atrás de idéias vazias, matam, criam planos, enfrentam-se.
Europa que até 1989 tinha um muro que separava um país. Europa, que se vê sempre em estado de alerta por causa de guerras que a rodeiam. Os EUA então, nem se fala. Sempre metido em guerras, com desculpas humanitárias. Tem síndrome de Superman e acha que tem que defender o mundo de suas paranóias e a esquisofrenia de seu povo, sempre achando que tem alguém querendo destruí-los.
Aí, penso cá no nosso Brasilzão, do nosso povo sem cultura, nossa gente desdentada. Somos ignorantes, praticamente bárbaros. Não temos cultura, não temos o hábito de irmos a museus, teatros. Temos pouco acesso a eles também, normalmente mal administrados, como todo nosso setor público. Nossas ruas são suja, esburacadas, e nosso povo não sabe nem falar a própria língua com correção.
Só que no nosso país as pessoas são assassinadas pela fome, pela droga, pela miséria do povo, e não por sua cor, credo. Não quero assim justificar os crimes aqui cometidos, ou absolver os criminosos, mas prefiro que me matem pelo meu dinheiro do que pela minha cor, por ser católico, judeu ou protestante.
Precisamos melhorar sim, muuuuuito, na nossa educação, saúde, infraestrutura. Precisamos dar dignidade as pessoas. E espero e acredito que chegaremos lá, um dia quem sabe. Porque no dia que tivermos oportunidade de sermos mais cultos, mais bem alimentados, mais saudáveis, seremos a nação mais feliz do mundo. Por quê?
Porque mesmo sem cultura, sem acesso a saúde, educação, mesmo sem dentes, sorrimos. Tratamos bem qualquer pessoa, sendo ela negra, branca, parda, mulata, mameluca. Convivemos em harmonia. Embora, ainda existam pessoas que insistam em ter preconceitos, aqui estamos centenas de anos a frente dos europeus no quesito humanidade. E fico feliz, em morar num país onde negros, brancos, índios, gays, lésbicas, católicos, protestantes, judeus, muçulmanos, homens, mulheres, crianças, idosos, possam confraternizar, ao contrário do mundo "civilizado".
E que cada vez mais o Brasil possa ser porto seguro das diferenças, e que o RS, tão europeu, possa também, evoluir junto com o Brasil nesse sentido. Afinal, aqui no RS, é o único lugar do Brasil onde Brancos, Negros e Índios lutaram juntos, por um ideal, e embora existam e sempre vão existir idotas acéfalos que teimam em ser preconceituosos, possamos, nós, os não preconceituosos, sermos maioria, e abafarmos esses malucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário