sábado, 16 de janeiro de 2010

Não somos um país sério.

Charles de Gaulle certa feita, disse: "O Brasil não é um país sério." Foi um rebuliço. Nos sentimos ofendidos, assim como os hipócritas se ofendem quando lhes são apontados os defeitos.
Não somos um país sério. Não podemos ser. Não, não somos. Nossos governantes não o são. Nossos empresários não o são. Nem nossos sacerdotes são.
Fazemos piada o tempo inteiro. A última, de muito mal gosto, o aumento de 3,9% na gasolina. Sim, quando reclamamos que o dólar caiu e o preço do combustível não, recebemos a desculpa de que somos auto-suficientes em petróleo, logo, nosso combustível não é regulado pelo mercado externo.
Então pergunto, qual o motivo desse aumento? Afinal, a petrobrás ganhou rios de dinheiro no último ano, é a oitava maior empresa do mundo. Descobriram o tal do pré-sal, que iria irrigar as veias de nosso trânsito e de nossos cofres. Fomos menos atingidos pela crise do que a maioria dos países. A Petrobrás é a empresa q mais cresce no Brasil, e a segunda que mais fatura, perdendo apenas para o Banco do Brasil.
Então, por que esse aumento?
A resposta é simples. Porque não somos um país sério. Se isso acontecesse em qualquer outro país haveria protestos em praça pública, a cabeça dos governantes seria pedida em praça pública, numa bandeja, e eles teriam que recuar, nem que fosse por medo de guerra civil.
Mas aqui, não somos sérios. Somos piadistas. Tudo vira piada. E enquanto fazemos piada com os nossos governantes, ele é que riem da nossa cara.
Enquanto isso o Ilmo. Sr. Luiz Inácio só aumenta seu índice de aceitação e prepara a sua seguidora, que até plástica tem feito para parecer mais simpática.
E nós, seguimos alienados, aplaudindo o Lulinha paz e amor, afinal, ele é como nós, do povo, veio de baixo, ele é o cara. Afinal, ele não é sério, e como não somos um país sério, queremos ter governantes q são uma piada. De muito mal gosto.
E já parafraseando De Gaulle, "Os homens não são importantes. O que conta é quem os comanda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário